A desidratação das lamas permite obter economias significativas, no seu manuseamento e transporte, devido à diminuição do peso e volume das lamas. O sistema DRAIMAD é constituído por módulos filtrantes, equipados com sacos, para onde são enviadas as lamas, efetuando-se numa 1ª fase, a filtração obtendo-se em cerca de 1 - 2 dias, lamas com 15 a 30% de teor em sólidos. Como adjuvante, apenas é necessário a adição de polielectrólito, de modo a provocar a floculação das lamas.
Devido às características hidrófugas dos sacos, as lamas sofrem uma desidratação natural contínua, podendo a água ser extraída até à percentagem de sólidos desejada bastando para isso aumentar ou diminuir o tempo de permanência ao ar livre. Os sacos contendo a lama seca, funcionam como robustos contentores permitindo o simples, fácil, rápido e limpo manuseamento e transporte das lamas. Com uma armazenagem de dois meses atinge-se uma percentagem de secagem da ordem de 70 - 80%, podendo mesmo atingir o valor de 95%.
Os Silos de Lamas verticais, tipo ECODEPUR®, modelo SL VT5.0 AC, são recipientes destinados à recepção de lamas, fabricados em Aço Carbono devidamente Protegida.