A reconversão de sistemas de tratamento de águas residuais surge da necessidade de se aproveitar instalações existentes, para um novo processo de tratamento mais eficiente e otimizado, tendo em vista o cumprimento dos Valores Máximos Admissíveis (VMA) exigidos legalmente.
Permite aproveitar recursos existentes e, deste modo, a minimizar o custo associado à intervenção, obtendo-se a performance operacional desejada ao mais baixo custo.
O processo de reabilitação de um sistema de tratamento permite colocar o sistema a funcionar ao nível dos padrões exigíveis e legislação aplicável.
Após um diagnóstico inicial, são definidos os trabalhos associados à intervenção, permitindo retomar o bom funcionamento de um sistema existente e/ou melhorar o seu desempenho estrutural e/ou hidráulico tendo em vista o cumprimento dos Valores Máximos Admissíveis (VMA) exigidos legalmente, a facilidade e flexibilidade da exploração e a perenidade da instalação.
O UP-GRADE de um sistema de tratamento visa aumentar a sua capacidade relativamente ao caudal/carga a tratar assim como da sua performance face a um conjunto de parâmetros específicos.
O aumento da capacidade de tratamento do sistema deverá ser estudada e adequada à realidade de cada caso assim como os objetivos de qualidade estabelecidos permitindo desta forma obter a máxima eficiência do sistema.